quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Descendencia.

Os Pêgos se originaram da Espanha para o interior de Mimas Gerias, região leste, onde se firmaram como Políticos, fazendeiros, Juízes, advogados e muito fizeram para a construção de algumas cidades do Vale do Mucuri
O Território Vale Do Mucuri - MG abrange uma área de 23.221,40 Km² e é composto por 27 municípios: Ataléia, Bertópolis, Campanário, Caraí, Catuji, Frei Gaspar, Fronteira dos Vales, Itaipé, Itambacuri, Ladainha, Ouro Verde de Minas, Pescador, Santa Helena de Minas, Setubinha, Águas Formosas, Carlos Chagas, Crisólita, Franciscópolis, Machacalis, Malacacheta, Nanuque, Novo Oriente de Minas, Pavão, Poté, Serra dos Aimorés, Umburatiba e Teófilo Otoni.
Maior concentração de Pêgos nas cidades de Poté, Malacacheta, Setubinha, Ladainha e outras.
Com os casamentos dos Pêgos formam incluídos outros Nomes a família tais como: Gonçalves Pêgo,Rui Pêgo, Moreira Pêgo, Oliveira Pêgo , Pêgo Oliveira, Marques Pêgo,Pêgo Cordeiro, Pêgo Esteves,Pêgo Saisse, Pêgo Costa,Pêgo de Souza,Machado Pêgo, Pêgo Coutinho,Pêgo Mota, Duarte Pêgo, Pêgo Medeiros, Alves Pêgo, Lopes Pêgo,Pena Pêgo, Pêgo Pena, Santos Pêgo, dos Santos Pêgo, Vieira Pêgo, Generoso Pêgo, Ferreira Pêgo, Pêgo Batista, Pêgo Alves, Alves Pêgo, Flaviano Pêgo, Pêgo da Fonseca,Pêgo Justino .
Em Minas Gerias é comum escolas, ruas , avenidas com nome de Pegos que contribuíram pela formação do município.
Os Rodriguès Pêgo foram os que se destacaram na política e nos projetos sociais.
As mulheres Pêgos tem uma características muito peculiar, são mulheres de personalidades forte e estão sempre no comando da família, empresas e a maioria são educadoras, mas muitas optaram por outras profissões como: advocacia, empresária,médicas, dentistas, engenheiras, veterinária,gestão publica, terceiro setor.
Hoje existe Pêgos em todo território nacional, mas todos de uma mesma origem.A maior concentração de Pêgos ainda é nas cidades de Malacacheta e Poté - Minas Gerais.
Sobre o brasão e o acento
" ^ " em nosso nome foi um erro de ortografia do escrivão, portanto Pêgo, e Pego com ou sem acento circunflexo tem a mesma descendência.
Da Espanha os Pêgos imigram para Portugal , Itália.
No Brasil temos Pêgos que imigraram de Portugal e os Rodrigues Pego vieram direto da Espanha,para Minas Gerais.
Nossos antepassados são filhos de PÊGOS, que imigraram da Espanha para Portugal e direto da Espanha para o Brasil.
Todos são parentes pois partiram da Espanha.
No Brasil os Pêgos, casaram com índias , negras cafuzos, brancos
Já as mulheres casaram-se com filhos de fazendeiros e políticos.
O brasão da família  que usamos é o original da é o original da Espanha , porém tem mais brasões,
de Portugal e Italia.
Nome nobre na Espanha em Portugal fazendeiros agricultores.


BRASÃO DA FAMÍLIA PÊGO 



                                                     BRASÃO DA FAMÍLIA PÊGO






 Geraldina de Fátima Generoso Pêgo ( Fátima  G. Pêgo)

27/01/2016

36 comentários:

  1. Como eu gostaria de saber um pouco da minha história. Sei apenas que meu pai,Gumercindo Pego Rosa de Jesus. Cresceu sem familia,pois o pai deleficou soterrado dentro de uma mina,na decada de 1920 a 1930. Meu pai foi criado pelos meus avós materno. Eles sairam perderam contatos com toda a familia e eu cresci sonhando em um dia encontrar algum parente. Meu pai era muito alto,olhos grandes e de uma cor linda.tinha pele clara e cabelos muito lisos. E adorava uma briga,era muito bravo. Por favor se alguém conheceu meu pai ,entre em contato comigo.meus pais faleceram ha alguns anos.meu pai faleceu com quase 100 anos.

    ResponderExcluir
  2. A minha história sobre minha família também é um pouco vaga, gostaria de saber mais.

    ResponderExcluir
  3. Minha história sobre minha família também não é muito clara,sei pouco
    Pois meu pai não falava muito, só sei o que minha avô dizia.
    Meu pai se chamava: José Antônio Francisco Pego,
    Nasceu em Malacacheta, se alguém souber mais sobre minha história agradeço... Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Tudo q sei é qus meu avô Sebastião Pego,foi soterrado em uma mina juntamente com 11 funcionários na decada de 20. Tbm não sei se é verdade.se alguém conhece esta história, por favor me comunique

    ResponderExcluir
  5. Estou procurando parentes de Jandira Rodrigues pego

    ResponderExcluir
  6. Interessante! Sei que meu avô era Manoel Daniel Pêgo (Alfaiate) e minha avó Ana Pêgo. Eram da região de Teófilo Otoni. Meu pai tem 78 anos, se chama Sebastião, mas não sabe a história da família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai contava histórias de uma tia dele, chamada Ana Pego, talvez estamos falando da mesma pessoa, pois meu pai cresceu em Teófilo Otoni! E meu avô se chamava Teodomiro Ferreira Pego!

      Excluir
  7. ola eu tbm levo esse sobrenome e minha vó e de minas gerais meu nome e adriano veloso dias pego

    ResponderExcluir
  8. Eu também apesar de não carregar o sobrenome pego,sou descendente,não conheço a história,mais até onde eu encontrei parte dos pegos são de Araçuaí e Itinga,de onde é a minha vó Lucinda dias pego, gostaria de ter contato com os outros descendentes se quiser pode me chamar no whatsapp 12992424980

    ResponderExcluir
  9. Minha bisavó se chama Lucinda Morais Pêgo, minha vó Maria Veneranda Ferreira Pêgo também da região de poté Minas Gerais.

    Gostaria de saber se alguém sabe algo ?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde tudo bem a todos o meu nome é Júlio César de Sousa Pêgo, minha família é de ouro Verde de Minas gerais se tiver como entrar em contato comigo 043-98498-4511 Júlio César.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, meu nome é Andrey Rodrigues Pego, meu vô se chama josé so que seu apelido é juca, ele era de Minas, e atualmente está no paraná, a mãe dele tbm é Pego e se chamava Rita eles eram de Teófilo Otoni

    ResponderExcluir
  12. Meu pai se chamava de João Rodrigues pego ele nacido em arasai Mg perto deofotone Mg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha vó é de Itinga Araçuaí, talvez sejamos parentes

      Excluir
  13. Meu nome é Zaqueu pêgo da Silva sei que meu avô era um fazendeiro em Malacacheta Mg hâ muito tempo atrás.

    ResponderExcluir
  14. Só uma correção desculpe me mas a cidade na verdade era Teófilo Otoni!

    ResponderExcluir
  15. Sou Márcia Cristina Marinho Pego Botelho, nascida em Governador Valadares em 1970, filha de Milton Alves Pego, neta de Jacinta Pego, morávamos em São José da Safira, próximo a Governador Valadares. A minha avó teve 5 filhos, 1 falecido ainda recém nascido e os demais: Milton, Eustáquio, Aninha e José Raimundo, meu pai Milton já falecido em Joaima Vale do Jequitinhonha e os demais residem em Ipatinga.
    Sou Historiadora e desejo muito que ampliemos o registro da nossa história, pois o tempo leva a história oral e até documental.
    Que possamos estreitar nossos valiosos laços familiares.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, te enviei mensagem no Facebook.
      Meu nome é Kessia Chirefa

      Excluir
  16. O mundo virtual nos privilegia com a possibilidade de encontros incríveis. Vamos aproveitar...

    ResponderExcluir
  17. Meu pai, Antonio Pêgo Barbosa veio de minas tbm, eu n tenho o pêgo :(

    ResponderExcluir
  18. Aqui Em Montes Claros Norte de Minas tem minha familia Pêgo. e Tem outras duas Familias Pêgo tbm que ja passei saber. Muito Bacana ler um pouco mas sobre a origem da nossa historia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha família é de Montes Claros. Eu só não tenho o sobrenome Pêgo porque meu avô não gostava e passou para os filhos apenas o sobrenome materno Gomes.

      Excluir
  19. Me chamo deuzilene pego Gonçalves, moro no ES, em uma aldeia indigena, nossa família aki se originou da união de meu avô Pedro pêgo vindo de MG n sei ao certo de qual lugar, e minha vó Sofia uma Índia tupinikim .gostaria de saber se alguém sabe de algo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TMB sou Pêgo do ES, meu avô se chamava Sinval Pêgo e minha avó se chamava Madalena, meu avô era filho de Ricardo Pêgo e filho de indígena, só não sei o nome, quem sabe não somos da mesma parte da família

      Excluir
  20. Sou Rosiley Melo Pego, filha de Francisco de Souza Pego, neta de Ana Nunes Paranhos e Roberto Luiz Pego, meu pai nascido em Água Boa

    ResponderExcluir
  21. A minha família e Gomes Pêgo situada na zona rural de São Miguel do pita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muito interessante todas as historias, parabéns pela iniciativa ainda que em documento eu não carregue o sobrenome tenho orgulho em me conhecer como Evandro Pego, meu avô já falecido chamava Vicente Gomes Pego era um homem honesto, lutador e bondoso, fruto do casamento com minha avó Alice Pereira Pego vindos de Teófilo Otoni - MG, tiveram 3 filhos e 7 filhas uma porção de netos, netas e alguns bisnetos acho que até tataraneto, minha avó se mantem firme e forte continua nos lembrando das historias bonitas de um lugar que sonhamos em conhecer um dia... vivemos no Paraná....

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Meu sobrenome é Pego também muito bom conhecer um pouco da nossa história, meu bisavô já falecido de chamava João Pego e meu avô ainda vivo se chama Antônio Pego nascido em Água boa MG, hoje moramos em Curitiba no município de Pinhais PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Felipe, meu trisavo se chamava Jose Pego, casado com Maria Pereira e tiveram minha bisavo em Agua Boa - MG Anna Pereira, mas eles se mudaram para o ES. Voce ja ouviu falar nesses nomes?

      Excluir
  24. Olá,meu bisavô se chamava Teófilo Otoni Pêgo e meu avô Aelson ferreira pego...

    ResponderExcluir
  25. Descobri a pouco tempo que minha tataravó materna se chamava Luziara com sobrenome Pego,no norte de Minas Gerais.Achei muito interessante e ainda mais depois de ver esse blog!

    ResponderExcluir
  26. Pessoal, façam a árvore genealógica de vocês no Family search, é totalmente gratuito, e possui um banco de dados com registros de nascimento, casamento, óbito, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim fica melhor pra montar a árvore e descobrir nossos antepassados

      Excluir